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© Cia Quase Nada

autre arrabalesque: « quand les fanatiques se combattent, la raison leur fournit des arguments »

Pânico na cidade,  de Fernando Arrabal, em comemoração aos 80 anos de nascimento do escritor

« …um espetáculo composto por quatro textos curtos de Fernando Arrabal, onde cada um deles expressa um determinado aspecto da obra do autor.  “Piquenique no Front”, é a primeira peça escrita por Arrabal, retrata os absurdos da guerra e suas motivações.
“Strip-tease do ciúme”, expressa, de modo não verbal, o embate entre oprimido x opressor.
Em “Oração”, dois mendigos, após cometerem um assassinato, se refugiam na Bíblia em busca de um caminho para se tornarem bons e puros.
“Uma tartaruga chamada Dostoiévski”
relata o encontro de um casal e uma tartaruga radioativa em um zoológico, usando essa situação nonsense para questionar paradigmas estabelecidos pela sociedade.

…estes textos trazem à tona temáticas cotidianas como conflitos bélicos, dificuldades amorosas, religiosidade e as organizações econômicas, estimulando a reflexão de um modo divertido e poético. O fantástico e o irônico estão presentes durante todo o espetáculo, que atrai o público por sua amarração instigante e pela envolvente mise-en-scène.

…o novo trabalho da Cia Quase Nada, que leva ao cartaz quatro textos de Fernando Arrabal
com direção de Alan Brum e Sérgio Lessa

…o espetáculo, realizado na rua… realizado em São Paulo… es una experiencia muy rica.

…na trajetória estabelecida pelo grupo até então, alguns princípios de linguagem e processo criativo serviram como base para a elaboração dos próximos passos em direção aos objetivos da companhia

…pensamento e linguagem do “Teatro Pânico”, surgem os novos alicerces para trabalho: a busca de novas platéias, a relação com o espaço público, a reflexão sobre o comportamento social da população nas cidades e a atuação artística intervindo diretamente na urbe. Por meio de ações conjuntas e inter-relacionadas, pesquisa histórica, urbana, dramatúrgica e interpretativa, debates e laboratórios de ensaio, pretendem-se realizar a investigação cênica para a composição do espetáculo,
…a escolha pelos centros urbanos das cidades, além de permitir a participação de um público heterogêneo, de distintas classes sociais, é fundamental, pois permite que o espectador estabeleça uma nova relação com o espaço proposto para a representação.

…impressão que grande parte da população tem a respeito do centro de São Paulo é que trata-se de uma área suja e degradada, praticamente abandonada e inóspita onde a violência, a prostituição e o trafico de drogas invadiram e tomaram conta.
Percebe-se que processo semelhante está ocorrendo em cidades com grandes concentrações populacionais, o que reforça a escolha por estes espaços.