Antes de partir para temporada de apresentações pela Europa,

o espetáculo « Don Fernando » [Arrabal],

às 20h no Espaço Sonhus.
O texto de « Don Fernando » , é inspirado na obra do  poeta e escritor espanhol Fernando Arrabal, considerado um dos expoentes do Teatro  a partir de peças famosas de Arrabal, como:

Cemitério de Automóveis, Torre de Babel, O Arquiteto, O Imperador da Síria,

entre outras.

“Don Fernando explora a relação  desses dois pólos que formam o ser humano”, explica o ator.

Ivan Lima e João Bosco Amaral entram no palco para fazer gerar estas questões, pois são dois seres de personalidades antagônicas, cujo encontro desencadeia sentimentos de uma violência perigosa. Por isso, o experiente ator Ivan Lima, conta não ser fácil interpretar os textos de Arrabal. Para ele, um dramaturgo polêmico e extremamente provocador.

“Sua obra propõe um passeio interno pelos sentimentos do homem. Aos 84 anos, ele continua a nos impressionar com seus textos, filmes e seu  intenso vigor. Seus textos são de uma complexidade enorme. São frequentes os jogos de palavras, o nonsense, a violência instintiva, as imagens colhidas no inconsciente. Sinto-me impulsionado a mergulhar no seu universo mais uma vez”, revela Ivan Lima.

Ivan Lima

Estreou como ator no teatro no Rio de Janeiro, no Teatro Municipal em 1965 . Em, 1968 foi para São Paulo local onde trabalhou com grandes diretores e atores da cidade. Fez novela, cinema, teve programa de auditório na TV Bandeirantes e fez comerciais.

Foi ainda ex-galã dos filmes de Mazzaroppi e já atuou ao lado de nomes consagrados do teatro, como: Marília Pêra, Irene Ravache, Joana Fomm, Darlene Glória, Paulo Autran, Maria Della Costa e muitos outros.  Foi aluno de Ziembinsky e Eugenio Kusnet. Atuou em dezenas de peças e filmes.

Na década de 1990 pegou a estrada e foi parar na Índia, onde viveu dois anos. Na volta, veio para Goiânia e daqui nunca mais saiu. Primeiro foi vender roupa indiana, pintar e emprestar o rosto de traços fortes e voz marcante para centenas de peças publicitárias.

Escritor, dramaturgo e cineasta, considerado um dos expoentes do Teatro , Fernando Arrabal nasceu em Melilla (Espanha), em 1932. Mora na França desde 1955.  Sofreu na pele os horrores da Guerra Civil Espanhola e os traumas dessa época estão impregnados na sua obra. Foi preso pelo regime franquista e julgado por causa do teor de suas criações.

Arrabal dirigiu sete filmes, publicou novelas,  livros de poesia, vários textos para teatro, ensaios e a  famosa Carta al General Franco, dirigida ao ditador espanhol Francisco Franco. Seu teatro completo foi publicado em diversas línguas, e produzidos em dezenas de países. Apesar de ser um dos escritores mais controvertidos de seu tempo, tem recebido o aplauso internacional por sua obra.

A montagem, que ao mesmo tempo comemora os 50 anos de carreira do ator Ivan Lima,

marca ainda a estreia do ator João Bosco Amaral.

Direção de Rafael Ribeiro Blat

Espetáculo Don Fernando

às 20h

Espaço Sonhus

don-fernando-700x420