espetaculo-ficara-em-cartaz-em-curtissima-temporada-ate-o-dia-28-de-agos

J O R N A L do B R A S I L (fundado em 1891)
« CEMITÉRIO DAS DELICIAS » de Fernando Arrabal na cidade do Rio de Janeiro, now!
cemitério das delicias

…la Cia. Disparato está produzindo o espetáculo

« CEMITÉRIO DAS DELÍCIAS

ARRABAL EM CENA »,

através de uma compilação de textos de Fernando Arrabal,

sob direção de Delson Antunes.

as 21 h

dom às 20h

no Sesc-Tijuca,
Rua Barão de Mesquita, 539,and

na cidade do Rio de Janeiro.

**

Produzido por Leonardo Paixão

e Mitzi Evelyn.

**

Wilson Coêlho Pinto:

« …sinto-me honrado pela oportunidade e privilégio de poder compartilhar meus conhecimentos e estudos sobre o dramaturgo pan-dada-surrea-patafisico para a Cia. Disparato e seus convidados, hoje, 13 de julho, às 20 horas, no Instituto Cervantes, Botafogo, Rio de Janeiro… » http://wilsoncoelho.blogspot.com/

“Arrabal não é importante somente no teatro, mas no mundo das artes em geral. Ele um é artista, um dramaturgo que passou por diversos movimentos, conviveu com Dali e Picasso” conta Wilson Coêlho, tradutor e detentor dos direitos autorais da obra de Arrabal no Brasil. Leia mais em

http://www.jb.com.br/cultura/noticias/2016/08/12/cemiterio-das-delicias-arrabal-em-cena-estreia-no-sesc-tijuca-no-rio/?from_rss=None

Cultura
12/08 às 18h43 – Atualizada em 12/08 às 19h02
‘Cemitério das delícias – Arrabal em cena’ estreia no Sesc Tijuca, no Rio
Jornal do Brasil
+A-AImprimir
PUBLICIDADE

A Companhia de teatro “Disparato” no Sesc Tijuca, o espetáculo “Cemitério das delícias – Arrabal em cena”, direção de Delson Antunes. Após um longo trabalho de pesquisa, treze atores mergulharam nas obras do espanhol Fernando Arrabal, considerado um dos mais importantes dramaturgos do mundo. A peça é uma compilação de seis textos do autor: “Fando e Liz”, “Cemitério dos automóveis”, “Jardins das delícias”, “A bicicleta do condenado”, “Oração” e “Guernica” (inspirada no quadro de Picasso). “São recortes dessas obras com histórias que vão se cruzando. Criei um roteiro em cima da dramaturgia, sem mudar as palavras do autor”, explica o diretor.

Espetáculo ficará em cartaz no Sesc Tijuca
“Cemitério das delícias – Arrabal em cena” retrata as mazelas do mundo moderno: tecnologia versus a animosidade da espécie humana. Personagens e situações são construídos a partir de profundos questionamentos do cotidiano, com profusão de poesia, dramaticidade e humor, característicos de diferentes obras de Arrabal. No cenário, assinado por José Henrique Dias, serão utilizados objetos de consumo como televisores, celulares e tabletes, que irão remeter a uma espécie de lixão tecnológico, mostrando a miséria humana. A trilha sonora fica a cargo do músico e compositor Pedro Veríssimo, que compôs especialmente para o espetáculo.

Fernando Arrabal é um dos mais prolíficos artistas do seu tempo. Criador versátil e inquieto iniciou nos anos sessenta um movimento que se distingue de outras tendências artísticas como o Surrealismo, o Teatro do Absurdo, o Dadaísmo. “Arrabal não é importante somente no teatro, mas no mundo das artes em geral. Ele um é artista, um dramaturgo que passou por diversos movimentos, conviveu com Dali e Picasso” conta Wilson Coêlho, tradutor e detentor dos direitos autorais da obra de Arrabal no Brasil.

O espetáculo ficará em cartaz no Sesc Tijuca, sextas, sábados e domingos, às 19h. O elenco é composto pelos atores: Ana Bugarim, Andrea Couto, Andreia Burle, Daniela Reis, Eduardo Khenaifes, Emílio Farias, Fernanda Esteves, Igor Paiva, Leonardo Paixão, Luciana Albertin Malta, Maria Smigay, Mitzi Evelyn, Nathalia Ferrari, Rafa de Martins e Rodrigo Candelot.

“Arrabal me oferece uma obra que serve como canal para expressar minha inquietação. É muito gostoso fazer uma crítica bem humorada, poética, altamente dramática e as vezes trágica sobre esse mundo, que reflete profundamente sobre a dualidade do homem, as contradições humanas, a guerra e crueldade. Os personagens do Arrabal ao mesmo tempo que têm um olhar espontâneo, infantil para a vida, também são cruéis uns com outros, isso cria uma dualidade que a gente explora bastante no espetáculo, com muita poesia e bom humor”, comemora Delson.
Thèmes Arrabalesque Brésil Cemitério das delícias dramaturge Rio Théâtre

…la Cia. Disparato está produzindo o espetáculo « CEMITÉRIO DAS DELÍCIAS ARRABAL EM CENA », através de uma compilação de textos …