Há quatrocentos anos, 23 de abril de 1616, morreram o inglês William Shakespeare e o espanhol Miguel Cervantes.

Duas personalidades que deixaram o legado de personagens icônicos na literatura.

Hamlet e Dom Quixote podem ser considerados os dois primeiros modernos indivíduos, além de algumas aproximações entre Sancho Pança e Otelo, Rocinante e Falstaff, Dulcinéia e Julieta e outros. Filhos de duas potências rivais, encarnações do espírito barroco, os dois autores acabaram por influenciar toda a literatura que sucedeu-lhes e, ainda, podemos considerar o quanto a pintura, o cinema e a ópera se inspiraram em seus personagens. Neste sentido, Shakespeare e Cervantes são comemorados em conjunto como dois locutores de nossos autores modernos. Há aqueles que, como Carlos Fuentes e Anthony Burgess, acreditam que eles estão tão próximos que é possível que tenham de alguma forma se encontrado, inclusive, num artigo de Roger Chartier consta que alguns estudiosos supõem que uma trupe de Shakespeare teria acompanhado uma embaixada inglesa, realizado em Valladolid (1605) e que Cervantes teria oferecido um manuscrito do seu Dom Quixote. Enfim, na possibilidade de um contato com estes dois gênios, a imaginação está sempre pronta a se deixar levar, inclusive, é o que vem nos demonstrar o dramaturgo espanhol

Fernando Arrabal com sua prodigiosa obra de teatro

“O extravagante triunfo de Miguel de Cervantes e William Shakespeare”

« El circunspecto », novela.

Wilson Coelho

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COLLÈGE DE ‘PATAPHYSIQUE

L’Extravagante Réussite de Miguel de Cervantès & William Shakespeare

La nouvelle pièce d’Arrabal

écrite pour le 400e anniversaire

de la occultation de Cervantès et de Shakespeare,

le 23 avril 1616.

Toutefois, la pièce réserve des surprises,

non seulement parce que le même Shakespeare

serait né aussi un 23 avril, l’an 1564,

et que toutes ces coïncidences tournent les têtes les plus… norvégiennes,

mais parce qu’Arrabal au mieux de sa forme

lâche la bride à ses pulsions :

la violence érotique et la duplicité,

la gloire des imbéciles

et la fragilité poétique,

la mathématique

et dieu personnage panique, qui « confond tout ».
Pour l’édition originale de la pièce,

on a voulu une réalisation hors du commun.

On a fait fabriquer spécialement, à la forme,

par le Moulin du verger en Charente,

un papier pur chiffon

de lin et coton

pour cinq exemplaires de tête,

signés et ornés par l’auteur.

Les exemplaires on n’ose dire «courants»

sont tirés sur

un papier platine Curieux

discrètement métallisé.

Impression en rouge et noir,

respectivement pour les didascalies

et pour les dialogues.

Sept vignettes en couleurs collées à la main,

illustrant sept 23 avril.

Dessin de l’auteur en frontispice.

L’ouvrage est imprimé

par Julien renon en Charente.

Le tirage sera achevé le 23 avril 2016

pour les annniversaires de Cervantès,

de Shakespeare,

de l’inca Garcilaso,

d’Hadrien VII,

de Saint Georges,

du mot pataphysique imprimé

et de l’éditeur.